Detalhes do curso

A maioria dos gestores sabe, independentemente dos seus níveis de experiência, que as questões de desempenho das pessoas são os maiores desafios do seu trabalho. O segredo do sucesso é ser capaz de multiplicar a sua eficácia através de outros. Este curso destina-se a profissionais que estejam interessados em fazer progredir as suas capacidades de supervisão e gestão, utilizando competências de coaching e mentoria. O curso introduz as principais competências e qualificações necessárias para se tornar um coach ou mentor ideal, e descreve como os processos de coaching e mentoria funcionam.

No final do curso, os participantes serão capazes de o fazer:
  • Definir e explicar o significado e as diferenças entre coaching, aconselhamento e mentoria
  • Compreender porquê, como e quando aplicar o coaching num local de trabalho
  • Compreender e explicar os benefícios do coaching e porque é que por vezes o coaching falha
  • Analisar e reconhecer os seus próprios estilos de coaching e como aplicar estes conhecimentos nos seus
    compromissos de coaching
  • Aprender as competências, características e qualificações do Coach ideal
  • Melhorar as capacidades de comunicação para aumentar a eficácia e a qualidade das sessões de coaching
  • Aprender e aplicar uma variedade de estratégias, ferramentas e técnicas de coaching
  • Compreender a aplicação prática da tutoria e como criar e gerir as relações de tutoria no local de trabalho
  • Este curso não possuí pré-requisitos de acesso.
  • Este curso destina-se a directores, coordenadores, gestores e líderes de equipas.
INTRODUÇÃO E DEFINIÇÕES
  • O que é Coaching?
  • Tipos de coaching
  • Aconselhamento-Coaching-Mentoria
  • Coaching formal e informal
  • Chefe vs. Coach
  • Importância do coaching
  • Competências e o iceberg da personalidade
  • Indicadores comportamentais vs. indicadores de desempenho
APLICAÇÕES, BENEFÍCIOS E DESAFIOS DO COACHING
  • Aplicações de coaching no local de trabalho
  • O benefício do coaching
  • Porque é que o coaching falha?
  • Barreiras operacionais e organizacionais
  • Porque é que os gestores não fazem o coaching?
  • Erros de coaching a evitar
ESTILOS E COMPETÊNCIAS DE COACHING
  • Características de um Coach ideal
  • Como é descrito um bom Coach
  • 7 traços de personalidade de Coach magistral
  • Mitos e realidades
  • Estilos de coaching: Que tipo de Coach é você?
  • Sete princípios de comunicação para coaching
  • Reúna boas informações com EARS
  • Bons hábitos de ouvintes eficazes
SESSÕES DE COACHING, ESTRATÉGIAS E ABORDAGENS
  • Elementos de uma boa sessão de Coaching
  • Lista de verificação pré-escolar
  • Estratégias e abordagens de coaching
  • Cinco passos de Coaching
  • Modelos de Coaching: TGROW e SURE
  • Análise SWOT em Coaching
  • A roda técnica – competências de gestão seleccionadas
  • BEST – Pré-visualização e revisão de coaching
  • Fazer as perguntas certas no coaching
  • Abordagens de coaching para diferentes estilos de comportamento (DiSC)
  • Arranjar a sala para o Coaching
  • Realizar a sessão de Coaching
MENTORIA
  • O que é a mentoria? Origem da palavra
  • O mentor histórico e as definições dos tempos modernos
  • Mito sobre mentoria
  • Mentoria empresarial
  • Características do mentoring
  • O impacto do mentor
  • Aplicações práticas
  • Orientação informal vs. formal
  • Porquê orientar e a quem orientar?
  • Benefícios da mentoria
  • Papel e atributos de um mentor
  • Relações de mentoria e ciclo de vida
  • Reunião de mentoria e agenda
  • 10 mandamentos de mentoria

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