Detalhes do curso

As organizações confrontam-se muitas vezes com o facto dos colaboradores que trabalham na área dos recursos humanos não dominarem os mecanismos técnico-legais inerentes à gestão administrativa de pessoal. Até mesmo colaboradores com alguma experiência nestas funções, por força de terem desenvolvido uma aprendizagem assente em procedimentos de rotina e não acompanharem as rápidas mudanças que se operam neste campo, cometem erros que de outra forma seriam eliminados.

Este curso tem como principal objectivo dotar os participantes dos conhecimentos, formalidades e ferramentas de trabalho necessárias a uma administração eficaz de pessoal.

No final deste curso os participantes serão capazes de:
  • Compreender a importância de cumprimento das normas institucionais e estatutárias;
  • Conhecer o quadro legal regulamentar da atividade de gestão de pessoas;
  • Organizar os processos individuais dos colaboradores;
  • Elaborar e gerir mapa de horários e turnos de trabalho de acordo com a lei;
  • Calcular e canalizar as contribuições fiscais dos colaboradores para as instituições do Estado;
  • Fazer a gestão dos arquivos físicos e digitais dos colaboradores;
  • Este curso não possuí requisitos de acesso.

Este curso destina-se a todos os profissionais com funções e responsabilidades ao nível da administração e gestão administrativa de recursos humanos, nomeadamente:

  • Técnicos dos serviços de pessoal;
  • Responsáveis por sectores de pessoal
  • Chefias de serviços ou secções de pessoal;
  • Responsáveis por departamentos administrativos, financeiros e de recursos humanos.
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL
  • Administração de Pessoal Vs Gestão de Recursos Humanos
  • Tarefas da gestão de recursos humanos
  • Responsabilidades no âmbito da administração de pessoal
  • Enquadramento legal da gestão de recursos humanos
  • Procedimentos e politicas institucionais de gestão de recursos humanos
A ORGANIZAÇÃO E SUAS POLITICAS
  • Politicas organizacionais
  • Regulamento interno
  • Código de conduta
  • Normas de saúde e segurança de trabalhadores.
GESTÃO DOCUMENTAL DE PESSOAL
  • Contrato de trabalho
  • Relação nominal
  • Organização do processo individual do colaborador
  • Gestão do arquivo físico e digital dos processos dos colaboradores
  • Seguro colectivo e seguro acidentes pessoais
GESTÃO DE HORÁRIOS E TURNOS DE TRABALHO
  • Gestão do horário de trabalho
  • Mapa de turnos e livro de registos de
  • Flexibilização de tempos de trabalho
  • Regime de férias, feriados e faltas
PRINCIPAIS REGIMES CONTRIBUTIVOS
  • Tabela de remuneração
  • Folha de Salários
  • Comprovante de salários
  • Folha de Remuneração
  • Procedimentos para pagamento de imposto de segurança social – INSS
  • Procedimentos para pagamento de imposto sobre rendimento de pessoas singulares – IRPS
  • Exercícios práticos

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