Detalhes do curso

Nas  organizações é muito comum existirem interesses e opiniões distintas que originam muitas vezes conflitos que acabam por prejudicar o bom funcionamento das organizações. Com este curso pretende-se dotar os participantes de conhecimentos e técnicas para uma melhor resolução e gestão dos conflitos incluindo todo o processo de negociação.

Este curso tem por objetivos gerais dotar os destinatários com uma ampla gama de recursos comunicacionais, que lhes vão permitir criar e manter boas relações, comunicar de forma mais eficiente com outras pessoas e consigo mesmo, e gerir e negociar conflitos de forma prática, eficiente e racional.

  • Definir conflito e as estratégias para o prevenir;
  • Diagnosticar a situação conflituosa;
  • Identificar as estratégias mais adequadas para a resolução do conflito;
  • Adquirir competências na área da gestão de pessoas relativamente à situação de conflito;
  • Construir relações de confiança com os parceiros para facilitar a obtenção de soluções.
  • Este curso não possuí requisitos de acesso.
  • Todos os potenciais interessados cuja a área de atividade dependa do trabalho em equipa, colaboradores da área comercial e administrativa, cargos de chefias, gestão de recursos humanos, coordenadores, responsáveis de equipas, entre outros
INTRODUÇÃO À TEMÁTICA DE GESTÃO DE CONFLITOS
  • Conceptualização do conflito
  • Distinção entre conflito e desacordo
  • Estilos comunicacionais
  • Consequências do conflito
  • Vantagens e desvantagens do conflito
NATUREZA DOS CONFLITOS
  • Natureza dos conflitos
  • Tipos de conflitos
  • Modelo de conflito
  • Fases de desenvolvimento do conflito
  • A escalada do conflito
CONFLITO ORGANIZACIONAL
  • Os conflitos nas organizações
  • A origem dos conflitos organizacionais
  • Os conflitos organizacionais e a relação com os stakeholders
  • Causas dos conflitos organizacionais
  • Vantagens e desvantagens dos conflitos nas organizações
  • A importância da gestão de conflitos nas organizações
ESTRATÉGIA DE RESOLUÇÃO DE CONFLITO
  • Estratégias de gestão e resolução de conflitos
  • As cinco posições de conflito
  • Estratégias para lidar com o conflito
  • O papel dos gestores na gestão e resolução de conflitos
  • A mediação na gestão de conflitos
  • A assertividade na gestão de conflitos
  • A negociação na gestão de conflitos
  • Tipos de negociação
  • Elementos e etapas do processo de negociação
EXERCICIOS E CASOS PRÁTICOS
  • Casos práticos
  • Exercícios de aplicação

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