Detalhes do curso

A gestão de carreira é uma prática gerencial da função de RH, cujo objetivo é o de estabelecer trajetórias de carreira, assegurando que os colaboradores tenham perspectivas de desenvolvimento e de ascensão profissional Também visa conciliar as diferentes expectativas de carreira das pessoas com as necessidades organizacionais Ou seja, são ações de planejamento de recursos humanos, vinculadas aos objetivos empresariais que visam uma atuação eficaz de seus profissionais

Este curso interactivo permiti-lhe-á considerar as mais recentes metodologias e estratégias relacionadas com o desenvolvimento de carreira e planeamento de sucessão, para além disso, irá ajudá-lo a planear uma estratégia de sucessão para sua organização.

No final desta acção os participantes serão capazes de:
  • Dominar o processo de gestão das carreiras profissionais;
  • Adequar a gestão das carreiras profissionais à filosofia de gestão da organização e aos seus objectivos políticos, estratégicos e operacionais;
  • Relacionar a gestão de carreiras e mobilidade com os restantes domínios da gestão de recursos humanos
  • Este curso não possuí requisitos de acesso.
  • Este curso destinase a todos os profissionais envolvidos em processos de gestão de carreiras e de mobilidade, nomeadamente, Directores, Técnicos Superiores e Técnicos de Recursos Humanos
NOÇÃO DE CARREIRA PROFISSIONAL
  • Sua inserção na gestão integrada de recursos humanos e na gestão das pessoas
  • A gestão de carreiras como processo de dinamizar a gestão
  • A gestão de carreiras como factor competitivo
A CARREIRA PROFISSIONAL E A EMPRESA
  • Perspectivas clássicas
  • Novas abordagens
CARREIRAS PROFISSIONAIS E SUA RELAÇÃO COM OS OBJECTIVOS DAS EMPRESAS
  • Relação com os objectivos da Gestão/Alta Direcção – Objectivos Políticos
  • Relação com os objectivos das Direcções – Objectivos Estratégicos
  • Relação com os objectivos dos Sectores – Objectivos Operacionais
  • Relação com as competências exigidas pelos actuais postos de trabalho
  • Relação com as exigências futuras
O PROCESSO DE GESTÃO DAS CARREIRAS PROFISSIONAIS
  • Planeamento e gestão das prioridades
  • A evolução dos processos de desenvolvimento das diferentes carreiras profissionais
GESTÃO DAS CARREIRAS PROFISSIONAIS E ESTRUTURAS / ORGANOGRAMAS
  • Estruturas actuais versus previstas
  • Estruturas fixas versus flexíveis
  • Estruturas internas versus externas (outsourcing) e suas repercussões na motivação das pessoas e das equipas
GESTÃO DAS CARREIRAS PROFISSIONAIS E AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO
  • Relacionamento e repercussões
GESTÃO DAS CARREIRAS PROFISSIONAIS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL
  • Sua relação com o potencial humano
  • Condução do processo
  • Acompanhamento e avaliação
  • Tratamento dos dados
  • Sua relação com a mobilidade interna
  • Alicerces e desenvolvimento
  • Tratamento e divulgação dos resultados
EXERCÍCIOS PRÁTICOS E ANÁLISE DE CASE STUDIES
FECHO DA ACÇÃO E AVALIAÇÃO REACTIVA DA FORMAÇÃO

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