Soft skills:
o que são e como ter?
Soft skills são habilidades não técnicas que estão ligadas a forma como você trabalha. Elas incluem o modo como interagimos com colegas, como resolvemos problemas e como gerenciamos o nosso trabalho.
Encontramos 6 soft skills que podem ajudar a desenvolver o seu potencial profissional.
1. Criatividade
O pensamento criativo é a capacidade de considerar algo de uma nova maneira. Os empregadores de todos os sectores desejam funcionários que possam pensar de forma criativa e trazer novas perspectivas para o local de trabalho. Significa trazer uma perspectiva nova e às vezes pouco ortodoxa para o seu trabalho. Essa forma de pensar pode ajudar departamentos e organizações a serem mais produtivos.
2. Comunicação
Comunicar-se bem é uma daquelas habilidades que muitas vezes é negligenciada e, no entanto, aqueles que a possuem têm uma vantagem substancial em relação aos que não. Felizmente, muitas habilidades de comunicação podem ser aprendidas. É importante ter habilidades em comunicação escrita, verbal, não-verbal, entre outras que contribuam para uma boa personalidade profissional.
3. Trabalho em Equipe
Não deve existir “eu” em “equipe”. Embora essa expressão seja bastante clichê para a maioria de nós, é uma maneira fundamental de pensar sobre o trabalho em equipe, especialmente nas organizações. Aqui alia-se a Skill: comunicação, pois não importa se você é um treinador de soft skills, líder de equipe ou membro da equipe, certifique-se de modelar um equilíbrio entre ouvir e falar.